PEDRO MARQUES RODRIGUES

Candidato a Vice-Presidente

Sou natural de Almeirim, terra onde cresci, em contacto constante com o campo. A minha paixão pelos cães e pela canicultura existe desde que me lembro.

Em 2000, tive o meu primeiro contacto com um Cão de Fila de São Miguel, com ele iniciei-me na obediência e nas apresentações em exposições caninas. Nesta mesma altura conheci a realidade da organização das exposições caninas através do meu pai, organizador da exposição canina nacional de Almeirim, com o qual colaborei intensamente ao longo de vários anos.

Em 2003, tive o primeiro contacto com o Cão de Gado Transmontano no seu solar, numa altura em que se deram os primeiros passos para a sua recuperação e reconhecimento, da qual tive o privilégio de acompanhar por dentro. Daí até então nunca mais os deixei de ter, aprimorando conhecimentos e selecionando morfologia, funcionalidade e temperamento, num projeto familiar com o Afixo Quinta da Barreira Branca. As nossas raças portuguesas merecem a minha especial admiração e entusiasmo, tendo também uma exemplar Cão da Serra da Estrela com a qual obtive bons resultados em exposições e no exercício das suas funções naturais.

Simultaneamente à minha paixão pela canicultura, desde cedo que tive um papel bastante ativo na sociedade civil e estrutura partidária. Sempre com responsabilidade e espírito de liderança organizei diversas vezes programas eleitorais nacionais e autárquicos. Tendo sido eleito presidente de uma juventude partidária do meu concelho, conselheiro nacional e distrital do partido e neste momento enquanto deputado à assembleia municipal. Elevando ao máximo o meu dever cívico na defesa dos interesses comuns dos jovens e da restante população.

Adquiri bastante experiência na área associativa, cooperativa e partidária. Ainda na faculdade abracei um projeto europeu que criei, de uma entidade cooperativa que trabalhava na área da Economia Social, tendo desempenhado funções enquanto líder e coordenador de imensos projetos europeus que movimentavam centenas de jovens.

Ingressei na licenciatura em Ciência Política consolidado assim os meus conhecimentos nas mais diversas áreas. Entrei no mercado de trabalho enquanto asset manager numa instituição bancaria e no sector empresarial onde me encontro atualmente.

Integro esta candidatura com um projeto em que acredito e da qual tenho a certeza que darei o meu total contributo para que consigamos construir um futuro, partilhando a mesma paixão, defendendo os nossos cães.

Sejamos todos pela canicultura!